Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
VOTAÇÃO SP
INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO
SKAF (PMDB)
ALCKMIN (PSDB)
KASSAB (PSD)
PADILHA (PT)
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (970 votos)




ONLINE
2








AGUA BENTA


 

A água benta

 

 Foi Santo Alexandre ─ que governou a Igreja do ano 121 até 132 ─ quem mandou usar o sal na bênção da água.

 

O sal simboliza a sabedoria e a amargura da penitência. Antes de benzer a água, benze-se o sal. A água simboliza o batismo, e sempre a dor precede a penitência, como ensina a teologia.

 

Santo Alexandre, Papa e Mártir

 

Pontificado 107 a 116 d.C. Natural de Roma, foi o sexto Papa da Igreja.  Sucedeu a Santo Evaristo, no ano 107 e  tinha apenas 30 anos de idade quando assumiu a  cadeira de São Pedro. Apesar da idade, exercia já grande influência sobre as pessoas,  pela sua extrema piedade e reconhecida santidade.  É o sexto Papa da Igreja e também o sexto a  morrer  em defesa da fé.

 

Era com muita força que suas pregações atingiam o coração das pessoas, de forma que foi o responsável pela conversão de muitos senadores e grande parte da nobreza romana.

 

Ficou preso por muitos anos  e  fez grandes  milagres.

Foi  degolado no dia 03 de maio de 116, sob o império de  Adriano.

 

Durante seu pontificado, Santo Alexandre estabeleceu que durante a celebração da Eucaristia fosse  usado na consagração,  pão sem fermento. Também decretou que antes da consagração do cálice com vinho,  fosse nele mesclado um pouco de água,  significando a  união de Cristo com sua Igreja.

 

Consta também outra regra muito importante, que trata da bênção da água com sal,  nas cerimônias que até hoje a Igreja celebra,   seu uso nos templos, casas e  aposentos, contra as tentações e ciladas dos demônios, que  continuamente nos perseguem com seus malignos ataques.  Este  costume tem sido preservado na Igreja Católica até hoje .